09 agosto 2012

XXIV Semana Nacional de Oceanografía de Brasil

No hay comentarios :



A XXIV Semana Nacional de Oceanografia, a ser sediada em Florianópolis del 21 a 27 de outubro de 2012, sob a organização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terá como tema: “Processos Oceanográficos na Zona de Transição Subtropical do Atlântico Sul: Conhecer para Preservar” .

Com o mesmo, pretende-se promover o conhecimento das particularidades oceanográficas dessa região de transição, e as ações que buscam conciliar o conhecimento científico com a preservação e recuperação de ambientes sensíveis às mudanças antrópicas ou naturais.

Na região de Santa Catarina ocorre à confluência Brasil-Malvinas, que é o encontro da corrente quente do Brasil com a corrente fria das Malvinas, o que rege o clima e as instabilidades da região. Essa confluência, que varia latitudinalmente ao longo do ano, permite que Santa Catarina tenha alta produtividade pesqueira, que também influência a cultura local. A geografia do Estado, com condições climáticas diversas, também permite que tenhamos os mais diversos ecossistemas, bem como ser o limite austral de alguns deles, como manguezais e comunidades coralíneas. Apesar de tantos ambientes distintos, a zona costeira de Santa Catarina vem sofrendo forte pressão antrópica, como presença de vários portos importantes para o escoamento da produção do país e o crescimento da urbanização e do parque industrial em resposta a duplicação da BR 101. Os efeitos deste uso da zona costeira estão sendo sentidos pela sociedade humana e pela biota, como o processo erosivo de várias praias do estado em decorrência de ocupação irregular de dunas. De fato, sem o conhecimento da dinâmica da zona costeira não há como definir estratégias de sustentabilidade, recuperação e preservação ambiental.

A XXIV Semana Nacional de Oceanografia tem por objetivo reunir e estabelecer comunicação entre estudantes e especialistas da área de Ciências do Mar com o intuito discernir a temática do evento para argumentações científicas. Essas têm em vista disseminar conhecimentos específicos, se tratando da peculiaridade regional que o tema envolve, associando-o aos processos oceanográficos e a integração dos mesmos com as mais diversas áreas da oceanografia.

Más información.

Página web.
contato@sno2012.com.br
facebook.com/sno2012
twitter.com/sno2012

No hay comentarios :

Publicar un comentario